Afetados pela Urbanitae?

A realidade do crowdfunding imobiliário.

reunión

Certamente já disse a si próprio: 'Gostaria de investir, mas tenho dificuldade em poupar, por isso não quero cometer nenhum erro'. Em Espanha, os bens imobiliários são tradicionalmente a forma mais natural de investir sem correr demasiados riscos. De facto, o imobiliário é considerado um porto seguro para o investimento, uma vez que o seu desempenho depende pouco das tendências do mercado e é muito menos volátil. O lado negativo é que investir em habitação é muito caro. Pelo menos era este o caso até ao aparecimento do crowdfunding imobiliário.

Forse sapete già di cosa sto parlando. Negli ultimi anni in Spagna sono nate piattaforme che riuniscono un gran numero di risparmiatori e permettono loro di investire insieme in grandi progetti immobiliari. In altre parole, existe uma alternativa fiável às despesas e à burocracia de comprar um apartamento, renová-lo e alugá-lo. É o chamado financiamento da multidão imobiliária, e Urbanitae è a principal plataforma de financiamento de multidões em Espanha.

chica con tablet

Urbanitae é confiável?

Poderá estar a perguntar-se qual é o truque. Na verdade, é muito simples. Por um lado, há promotores dignos de crédito, Por outro lado, há investidores que vêem oportunidades de investimento rentáveis e razoavelmente seguras em imóveis e que não conseguem obter o financiamento necessário através dos canais tradicionais. Por outro lado, há investidores que vêem oportunidades de investimento rentáveis e razoavelmente seguras em bens imobiliários. A Urbanitae utiliza a tecnologia para se tornar o ponto de encontro entre os dois.

Tal como outras plataformas de crowdfunding, Urbanitae é regulada e supervisionada pela Comissão Espanhola de Títulos e Câmbios (CNMV).. Desde Junho de 2019 até à data, financiou mais de 80 projectos e angariou mais de 115 milhões de euros através de mais de 40.000 investimentos. Trabalhou com 50 promotores e tem desenvolvimentos activos em 40 cidades e nove comunidades autónomas. No total, promoveu o desenvolvimento de mais de 1.400 casas em toda a Espanha.

Existem "afetados" pelo Urbanitae?

Alla fine, non c'è prova migliore della forza dell'attività di Urbanitae dei suoi risultati. Embora a empresa tenha sido fundada em 2017, tem operado sob uma licença da CNMV desde Junho de 2019. Como resultado, muitos dos seus primeiros projectos foram mais ou menos afectados pela pandemia. Não obstante, A Urbanitae já reembolsou integralmente 19 projectos. Como é que isto aconteceu?

Na maioria dos casos, o retorno anual (TIR) alcançado excedeu as expectativas. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, a guerra na Ucrânia ou a inflação, foi alcançada uma TIR real de quase 17%, em comparação com a meta de 13,3%. Mais de 5.000 investidores receberam o seu dinheiro de volta com juros, no valor de pouco mais de 16 milhões de euros.

Mais de 5.000 investidores receberam o seu dinheiro de volta com juros, no valor de pouco mais de 16 milhões de euros. Dê uma vista de olhos aocomentários da Urbanitae sobre o Trustpilot e Google.

E porque é que os retornos são tão elevados? A Urbanitae concentra-se em novos projectos de construção e investimento residencial, onde os investidores se tornam parceiros do promotor. O retorno de uma casa é de cerca de 7%, mas na promoção imobiliária é comum obter um retorno de 15% sobre o capital fornecido. Ao entrar numa parceria, o retorno é partilhado entre os investidores e o promotor. Isto não é ficção científica.

Em 2022, a Urbanitae financiou 32 projectos num montante próximo dos 65 milhões de euros, mais do que duplicando o seu volume de negócios em 2021. Só em 2023, financiou 10 projectos, angariando mais de 18 milhões de euros através de mais de 6.000 investimentos. Se ainda tiver dúvidas sobre o funcionamento da Urbanitae, escreva-nos em [email protected]. Ou telefonar +34 911 23 25 22: terá todo o prazer em ajudá-lo.